Linha de produtos

  • Bombas de água para automóveis e veículos utilitários
  • Bombas de água com e sem polia de acionamento
  • Correia da poly V, bombas de água acionadas por correia dentada ou engrenagem

Produto em foco - Vantagens

Circuito de refrigeração

Ocorrem temperaturas elevadas durante a combustão nos cilindros do motor.
O motor tem de ser refrigerado para não se danificar em virtude dessas temperaturas. Para o efeito, a refrigeração líquida remove o calor do bloco do motor e do cabeçote e o liberta para o ar ambiente através do radiador.

Para o transporte da refrigeração líquida é necessária uma bomba.
Essa bomba de água – também designada por "bomba de líquido de arrefecimento" – faz com que a refrigeração líquida circule em um circuito fechado. Conforme a construção, as bombas de água mecânicas estão localizadas no exterior do motor em uma carcaça da bomba própria ou estão ligadas por flange ao cárter. A maioria das vezes, elas são acionadas diretamente pelo motor.

Como refrigeração líquida é utilizada uma mistura de água, glicol e diversos aditivos.

O termostato regula o circuito de refrigeração conforme a temperatura da refrigeração líquida.  Com o motor frio, o termostato permanece fechado, de forma que a temperatura de serviço seja rapidamente atingida em um circuito de refrigeração pequeno.

1 Rede do radiador
2 Radiador
3 Bomba de água
4 Termostato
5 Sensor de temperatura
6 Camisa de arrefecimento
7 Válvula reguladora do aquecimento
8 Comutador de calor
9 Caixa de água
10 Ventilador do radiador
11 Tubo
  • As bombas de água são tipicamente peças de desgaste que, por vezes, têm de ser substituídas várias vezes ao longo da vida útil de um motor.
  • Na retífica do motor, a bomba de água deverá ser sempre substituída por motivos de segurança operacional.
  • Em caso de funcionamento defeituoso da bomba de água, o motor sobreaquece, podendo causar danos graves no motor.
  • As bombas de água vêm instaladas por fora no bloco do motor. A bomba de água pode ser substituída sem abrir o próprio motor.

Versions

1 Polia
2 Furo de fuga
3 Vedação de anel deslizante
4 Roda de pás
5 Caixa da bomba
6 Bronzina
7 Eixo do mancal
  • As bombas de água podem ser abertas ou fechadas. Nas bombas abertas, o motor dispõe de uma área de flangeamento onde a bomba é fixada e vedada com um anel de vedação ou uma junta plana. A contrapeça da carcaça da bomba faz parte do motor. As bombas fechadas representam um módulo completo.
  • Nas bombas de água mecânicas são utilizadas variantes diversas de rodas da bomba fechadas e abertas. As rodas da bomba são otimizadas de acordo com os requisitos hidráulicos, o grau de eficácia da bomba e a geometria, aplicando os mais avançados métodos de cálculo e ferramentas de simulação de fluxo e tendo em consideração o processo de fabricação.
  • A carcaça é feita em alumínio ou ferro fundido cinzento. Na carcaça da bomba são fixados diversos elementos de montagem, dependendo do tipo da bomba, por exemplo, suportes para tubos, termostatos, tampões, etc.
  • O anel de vedação deslizante se destina ao aperto entre a carcaça e o eixo do mancal. A qualidade do anel de vedação deslizante tem influência decisiva na durabilidade da bomba de água.
  • O furo de fuga serve para evacuar pequenas quantidades de refrigeração líquida que passam através do anel de vedação deslizante para efeitos de lubrificação e vedação.


Tipo de acionamento

  • Conforme o local de montagem no motor, as bombas de água são acionadas por correia trapezoidal, correia da poly V ou engrenagens. Tal ocorre através da correia dentada do controle do eixo de comando de válvulas ou por meio da correia trapezoidal ou correia da poly V a partir do virabrequim.
  • As bombas de água mecânicas para veículos utilitários são acionadas pelo virabrequim por correia trapezoidal, correia da poly V ou engrenagens.
  • Se a polia não fizer já parte da bomba, terá de ser atarraxada ao flange do eixo de acionamento.