Bloco do motor em foco

  • Como carcaça do motor e a camisa de arrefecimento, o bloco do motor é o módulo central do motor.
  • O bloco do motor tem numerosas funções e tarefas, como p. ex.:
    • Alojamento do mecanismo do virabrequim
    • Alojamento e conexão do cabeçote ou dos cabeçotes
    • Apoio do virabrequim e eventualmente do eixo comando
    • Alojamento dos canais para transporte de lubrificantes e líquidos de arrefecimento
    • Integração de um sistema de ventilação do cárter
    • Conexão para transmissão e acionamento do controle de válvula
    • Alojamento de diversos agregados auxiliares
    • Fechamento do bloco do motor em relação ao exterior através do cárter do óleo.
  • Os blocos do motor BF são principalmente fabricados em ferro fundido cinzento mediante o processo de fundição em areia.

Estrutura

1 Superfície plana do cabeçote
2 Alojamento para camisa de cilindro
3 Aberturas para hastes dos balancins
4 Furos roscados para parafusos do cabeçote

Modelos

Bloco do motor para motores em linha

Vantagens:

  • Funcionamento equilibrado do motor mesmo sem balanço de massa.
  • Método de construção simples e econômico.

Desvantagens:

  • Método de construção com maior comprimento comparativamente a um motor em V equiparável.

Bloco do motor para motores em V

Vantagens:

  • Modelo mais curto e mais compacto comparativamente a um motor em linha equiparável.
  • Modelo mais curto do virabrequim e do eixo comando.

Desvantagens:

  • Método de construção mais complexo e, consequentemente, mais dispendioso.
  • Maior espaço necessário em largura.