Anel de assento da válvula

Desde que são utilizados cabeçotes em alumínio, os anéis de assento de válvula ganharam muita importância.

Junto com as válvulas, vedam a câmara de combustão do cabeçote. O anel do assento de válvula evita o engripamento/enterramento da válvula no cabeçote. Ele absorve parte do calor da combustão que atua sobre a válvula. Este calor é transferido pelo anel do assento de válvula ao cabeçote.Para poder atender as diversas exigências, deve-se encontrar uma composição de materiais otimizada dos anéis do assento de válvula. Não somente as condições de operação no motor devem ser consideradas, mas também a usinabilidade do material no reparador de motores.

Materiais

Nas mais recentes gerações de motores das montadoras renomadas, usam-se anéis de assento de válvula de material sinterizado (processo metalúrgico de pó). A carga térmica e mecânica cada vez maior nos anéis de assento na câmara de combustão raramente pode ser resolvida com materiais de processos de fundição convencionais.Por este motivo a Motorservice oferece entre outros anéis de assento de válvula sinterizados de 2 diferentes combinações de materiais, que cobre a faixa completa de aplicação dos futuros motores

Anéis de assento de metal sinterizado

Série HM semi finished

(High Machinability - alta usinabilidade)
Esta combinação de materiais se caracteriza por uma excelente aptidão para usinagem. O anel de assento sinterizado HM possui uma combinação precisamente projetada para a carga de carboneto de tungstênio insertado em liga de aço. Assim podem ser unidas combinações até agora não possíveis de propriedades de materiais como alta dureza e boa usinabilidade. Além disso, a série HM possui boa resistência ao desgaste e ao calor. A série HM foi desenvolvida para motores normalmente aspirados e turbo do último ao primeiro segmento de potência.

Série HT semi finished

(High-Temperature Resistance – elevada resistência térmica)
Esta combinação de materiais se caracteriza por uma elevada resistência ao desgaste que se mantém mesmo com altas temperaturas. O anel de assento para válvulas HT sinterizado corresponde a um aço de ferramenta cerâmico em carboneto de tungstênio em cuja matriz estão incorporados aditivos resistentes a altas temperaturas perfeitamente adaptados. Devido ao alto volume de meios lubrificantes fixamente integrados, estes anéis são especialmente adequados para motores a gasolina e diesel potentes, altamente turboalimentados e altamente exigidos. Apesar da alta exigência nestes motores, a "microssoldagem" do anel de assento com a válvula é evitada. A área de aplicação do anel de assento de válvula HT inclui motores especialmente exigidos. Este material foi desenvolvido para combustíveis secos como CNG, LPG e Flex Fuel.

Série HT+ semi finished

(High Temperature and High Wear Resistance – elevada resistência térmica e ao desgaste)
Esta combinação de materiais se caracteriza por uma muito elevada resistência ao desgaste que se mantém mesmo com altas temperaturas. A composição de material dos anéis de assento de válvula HT+ está projetada de tal forma que apesar da maior resistência ao desgaste, se atinge uma carga média do material de corte e uma usinagem simplificada. A combinação do aço de ferramenta cerâmico de carboneto de tungstênio e das altas quantidades de meios lubrificantes fixamente integrados é apropriada especialmente para combustões secas como nas aplicações com gás como LPG, CNG, gás propano e Flex Fuel. Uma utilização em motores a gasolina e Diesel potentes também é possível. Além do mais, o anel de assento de válvula HT+ caracteriza-se por uma muito boa condutibilidade térmica e apesar da alta exigência destes motores, a "microssoldagem" do anel de assento de válvula com a válvula é evitada.

Anéis de assento fundidos

Série G1 finished

(alta resistência térmica)
A série G1 é composta por uma liga de ferro fundido de alta resistência térmica com aditivos de cromo e molibdênio. A serie G1 foi desenvolvida para uma vasta área de aplicações e é utilizada principalmente em veículos comerciais. Este anel de assento para válvulas possui uma composição de martensita revenida com uma rede pronunciada de carboneto e está perfeitamente adaptado ao esforço. Este anel de assento para válvulas tem assim boa resistência ao desgaste e uma elevada resistência térmica.

Série G2 finished

(alta resistência ao desgaste)
A série G2 é composta por uma liga de ferro fundido de alta resistência ao desgaste com elevadas percentagens de molibdênio e vanádio. Esta combinação de materiais se caracteriza por uma elevada resistência ao desgaste que se mantém mesmo com altas temperaturas. Trata-se de um material de alta liga com uma rede fechada bem pronunciada de carbonetos mistos e especiais em uma matriz de martensita e percentagens de lubrificante sólido bem distribuídas.

HMHTG1G2HT+
High MachinabilityHigh Temperature ResistanceHigh Temperature ResistanceHighly Wear ResistranceHigh Temperature
and High Wear
Resistance
Tipo de combustível / combustãogasolina (sem chumbo), Dieselgasolina (sem chumbo), Dieselgasolina (sem chumbo), DieselCNG, LPG, Flex Fuel, gasolina (sem chumbo), Dieselgasolina (sem chumbo), Diesel, CNG, LPG, gás propano, Flex Fuel
Materiais do cabeçoteAlumínio, ferro fundido cinza,Alumínio, ferro fundido cinza,Alumínio, ferro fundido cinza,Alumínio, ferro fundido cinza,Alumínio, ferro fundido cinza,
MotoresMotores a gasolina e Diesel de baixa potência com exigência reduzida até normalMotores a gasolina e diesel potentes altamente turboalimentados e exigidosmotores aspirados, TurbomotoresMotores altamente exigidos, motores com potência aumentada, todos os motores a gás acimaAplicações de gás como LPG, CNG, gás propano, Flex Fuel; motores a gasolina e diesel de alta potência

Atenção:

Condições de aplicação extremas como altas cargas do motor devem ser consideradas e são da responsabilidade do reparador de motores.

A seleção da especificação de peças de motores deve ser cuidadosamente verificada pelo reparador de motores.