A tendência para uso de pistões de aço em motores de veículo de passeio surgiu a partir de meados de 2010 e já se confirmou há muito tempo. Muitos fabricantes de automóveis recorrem a essa inovação. Afinal, as crescentes pressões e elevadas temperaturas representam exigências cada vez maiores para o motor moderno. Exigências essas, que o pistão menor e mais leve de aço consegue cumprir de forma mais confiável. A Motorservice reage antecipadamente a essa evolução, oferecendo pistões de aço para os motores Mercedes-Benz OM 642.855, OM 642.873, OM 654.920 e OM 656.929 no mercado de pós-venda - e, com isso, peças de reposição em qualidade de fabricante de equipamento original.
Vantagens de pistões de aço
O uso crescente de pistões de aço está fundamentado em várias vantagens em comparação com pistões de alumínio: Pistões de aço possibilitam pressões de combustão bem acima de 200 bar e temperaturas de pico superiores a 400 °C. Com isso, é possível alcançar capacidades superiores, o que permite uma redução de tamanho adicional dos motores. Além disso, a dilatação térmica do aço é significativamente menor do que no caso do alumínio: o pistão de aço já está mais próximo de sua forma ideal em estado frio. Isso significa, que a folga necessária para o movimento pode ser bem menor e os elementos de deslizamento podem ser melhor ajustados entre si, visando reduzir o atrito. Os revestimentos de superfície especialmente desenvolvidos pela Kolbenschmidt para pistões de aço ainda reforçam esse efeito, o que proporciona um funcionamento mais suave e melhora as propriedades do funcionamento a frio do pistão de aço.
Menor, mais leve, mais eficiente
A folga menor, respectivamente as medidas menores da folga também contribuem para a redução do consumo de óleo e dos gases blow-by. Além disso, aumenta a segurança operacional, tanto na fase de partida a frio como também com carga extrema na faixa de temperaturas elevadas. A maior estabilidade e resistência a temperaturas do aço possibilitam construções de paredes extremamente finas. Com isso, os pistões de aço podem ser construídos com peso menor do que os pistões de alumínio. A altura de compressão do pistão assim como também seu comprimento total podem ser reduzidos. Em construções novas, é possível obter reduções de aproximadamente 30 por cento em relação ao alumínio. Os diâmetros maiores do pino do pistão de aço em comparação ao alumínio permitem realizar transmissões de força superiores. Finalmente, o uso de pistões de aço possibilita uma construção menor, mais leve e mais eficiente do motor completo.
Sobre a Motorservice
Como organização de vendas para as atividades de pós-venda da Rheinmetall Automotive, a Motorservice adquire grande parte da oferta diretamente do próprio grupo, ao qual pertencem as filiais Kolbenschmidt e Pierburg, entre outras. Assim, o especialista multinacional em peças de reposição dispõe do know-how de um grande fornecedor internacional de automóveis. Seus clientes se beneficiam de produtos com qualidade OE.