Maior proximidade com o cliente através de promotores

No especialista em peças de reposição Motorservice, os chamados promotores criam a interface adicional com o cliente. Os colaboradores com treinamento técnico atuam em vários países diretamente no local na venda por atacado e na oficina. Eles estão disponíveis de forma rápida e competente, com serviços e assistência definidos, servindo de ponte de comunicação entre o atacadista diretamente em suas filiais e os clientes da oficina.

O conceito de promotores introduzido em 2010 tem sido uma história de sucesso. Entretanto, o conceito foi crescendo e foram contratados mais promotores.

“Nossos promotores têm a vantagem de falar a língua local e conhecer a cultura local. Devido à sua proximidade no país, eles podem agir e obter informações rapidamente. Até agora, só recebemos feedback positivo sobre o conceito” afirma Hansjörg Rölle, membro da Direção da Divisão Mercado de pós-venda. Desde 2016, além dos promotores existentes na Polônia e na Rússia, há um colaborador especial na Itália, Hungria, Turquia e África do Sul. Além disso, passou a haver promotores nos EUA, Chile, região dos Balcãs e Marrocos e Tunísia. Com mais um colaborador na Rússia, a empresa emprega atualmente um total de 12 promotores em onze países.

Proximidade ao “Point of Repair”

Os promotores agem como a extensão de um diretor de vendas regional e auxiliam os clientes em seu trabalho diário. Isso inclui, por exemplo, a identificação de peças de reposição, a aquisição de informações de mercado ou a determinação de necessidade de treinamento para oficinas. No entanto, os colaboradores bem qualificados também realizam treinamento básico e apresentam ao cliente os mais recentes produtos e serviços da Motorservice. Eles também atuam como pessoas de contato no local em feiras de clientes, eventos de clientes ou em atacadistas. Na prática, a Motorservice diferencia entre promotores para resolver problemas técnicos e promotores para dar suporte em temáticas orientadas para vendas.

As tarefas dos promotores técnicos são principalmente a realização de treinamentos locais e a eliminação de dificuldades técnicas na instalação de produtos da Motorservice diretamente na oficina. Adicionalmente, esses promotores identificam a necessidade específica do mercado de peças de reposição e comunicam de perto com o gestor de produto responsável.

Os promotores mais orientados para vendas fornecem um suporte de vendas aprofundado e realizam atividades de marketing locais. Eles usam seus contatos locais para intervir ajudando, sobretudo em relação a produtos da Motorservice, a nível comercial, na venda por atacado e na oficina.

Acerca da Motorservice

O grupo Motorservice é a organização de vendas para todas as atividades de pós-venda em todo o mundo da Rheinmetall Automotive. Este é um dos maiores fornecedores de componentes do motor para o mercado de reposição independente com as marcas Kolbenschmidt, Pierburg, BF e TRW Engine Components. Um vasto e diversificado sortimento permite que o cliente adquira as peças do motor no mesmo local. Como solucionador de problemas no comércio e na oficina, a Motorservice oferece ainda um extenso pacote de serviços e a competência técnica que se espera da filial de uma empresa de tecnologia.